Prefeitura de Aracaju zera fila de espera para castração de gatos
A Prefeitura de Aracaju alcançou um importante marco na política de saúde animal e controle populacional ao zerar a fila de espera para castração de gatos na capital. O resultado é fruto do fortalecimento do Programa Aju Animal que tem ampliado o acesso gratuito ao procedimento e garantido mais bem-estar aos animais e às famílias aracajuanas.
Somente em 2025, 1.517 gatos foram castrados através do programa, contribuindo de forma significativa para a redução da reprodução descontrolada, da incidência de doenças e do abandono de animais. Um dos fatores decisivos para o avanço do programa foi a publicação de um novo edital, que ampliou o número de clínicas veterinárias credenciadas. Com mais unidades habilitadas, a Prefeitura conseguiu aumentar a capacidade de atendimento, reduzir o tempo de espera e descentralizar os serviços, facilitando o acesso da população em diferentes regiões da cidade.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, comemorou os resultados. “Hoje é um dia de conquista para Aracaju. Zeramos a fila de espera para castração de gatos, um avanço concreto na política de bem-estar animal da nossa cidade. E isso só foi possível porque ampliamos em 100% o número de clínicas credenciadas, descentralizando os atendimentos, aproximando o serviço dos bairros e garantindo mais agilidade e qualidade no cuidado”, afirmou.
Para a coordenadora do programa Aju Animal, Carollyne Costa, a ausência de fila de espera para a castração de felinos é resultado de uma política pública planejada e contínua. “Em 2025, o município de Aracaju já realizou 1.517 castrações de gatos. Sendo que nos últimos dois meses 552 felinos foram castrados através do novo edital de credenciamento de clínicas, mostrando que o modelo e a ampliação do acesso estão funcionando”, destacou.
Além de promover o controle populacional de cães e gatos, o programa Aju Animal também atua nos eixos de Saúde Animal (consultas e procedimentos), Lares Temporários (acolhimento com incentivo) e Apoio à Adoção (campanhas e incentivo à adoção responsável).




Publicar comentário