Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe realiza a primeira Sessão Plenária Itinerante

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou na última quinta-feira (20), a primeira Sessão Plenária Itinerante – sessão especial no município de Propriá. O evento ocorreu no auditório da Universidade Tiradentes (Unit) – Polo Propriá, reunindo deputados estaduais, autoridades locais e a comunidade.

A iniciativa visa aproximar o Poder Legislativo da população sergipana, permitindo que os cidadãos acompanhem de perto os trabalhos dos parlamentares e participem ativamente das discussões sobre temas relevantes para a região do Baixo São Francisco.

O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), destacou que o objetivo das sessões itinerantes é fortalecer os vínculos entre as comunidades e seus representantes, tornando as ações parlamentares mais efetivas e promovendo a democratização do processo legislativo. “Hoje tivemos uma sessão muito proveitosa, com a participação de 18 deputados que puderam ouvir e debater diretamente com a população e as lideranças locais”, afirma Andrade.

Entre os temas abordados pelos parlamentares, foram citadas questões essenciais para o Baixo São Francisco, como a situação da BR-101, a rodovia que liga Japoatã a Propriá, a estrutura hospitalar, o perímetro irrigado e o potencial da região para o turismo. Propriá, com cerca de 29 mil habitantes, destaca-se como um polo de desenvolvimento regional, com atividades econômicas que incluem comércio, pecuária, piscicultura, carcinicultura, rizicultura, pesca e turismo.

Em sua fala, o vice-presidente da Alese, Garibalde Mendonça, celebrou a retomada das sessões itinerantes e agradeceu ao povo de Propriá pelo apoio ao longo de sua trajetória política. Já o deputado Luizão Donatrampi ressaltou o papel da participação popular no processo legislativo.

O deputado Manuel Marcos também parabenizou a realização da sessão e destacou a importância de aproximar o Legislativo da população. O deputado Luciano Pimentel destacou a gestão do prefeito de

Propriá, Luciano de Menininha, elogiando sua capacidade administrativa.

O líder do governo, Cristiano Cavalcante, destacou ações estaduais que beneficiam Propriá e aproveitou o tempo de pronunciamento para realizar uma prestação de contas do seu mandato.

Ainda sobre as ações do governo estadual, a deputada Lidiane Lucena informou sobre o edital da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para credenciamento de prestadores privados que atenderão crianças com síndromes respiratórias e arboviroses no período sazonal. E a deputada Kitty Lima anunciou o início da segunda fase do Programa Opera Sergipe e apresentou ações voltadas à causa animal no município.

Já a deputada Linda Brasil chamou a atenção para a falta de água e a qualidade da distribuição na região. Na mesma linha, o deputado Chico do Correio reforçou a necessidade de políticas públicas voltadas ao abastecimento de água.

O deputado Paulo Júnior aproveitou o expediente da sessão para chamar a atenção de que o Baixo São Francisco tenha o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Sergipe, afetando diretamente

14 municípios. O deputado Georgeo Passos voltou a cobrar a duplicação da BR-101, criticando o descaso federal com o Baixo São Francisco. O deputado Marcos Oliveira defendeu a instalação de uma universidade pública na região e a ampliação da distribuição de gás natural. E o deputado Marcelo Sobral defendeu inovações na produção agrícola para fortalecer o setor no estado.

Próximos municípios

A última sessão itinerante da Alese havia sido realizada em 2015. Para este ano, estão programadas quatro edições, priorizando municípios que ainda não receberam essa experiência. A perspectiva é que os municípios de Simão Dias, Capela e Barra dos Coqueiros sejam os seguintes.

Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela TV Alese e está disponível no canal do youtube @tvalese.

Foto: Jadilson Simões/Agência Alese de Notícias

Publicar comentário