Prefeitura realiza limpeza dos canais da Anízio Azevedo, Airton Teles e Médici

No passado, com qualquer chuva, o Santa Maria era tomado de lama, hoje, com a limpeza constante das valas principalmente do morro do avião e do conjunto Valadares, só tivemos um chamado da defesa civil no ano por conta da Lama. Lembrando que foi criado uma zeladoria no bairro e as valas são monitoradas constantemente.

Todas as valas naturais da zona de expansão e saídas de drenagem do mesmo local, que desembocam na praia, foram abertas e são monitoradas semanalmente. O serviço foi acompanhado de perto pela defesa civil municipal. Até o momento não temos problemas de alagamentos na região, sendo que no passado, a região passou mais de mês alagado, com pessoas ilhadas e precisando de bombas de sucção.

Todos os canais historicamente problematicos com questão de alagamentos, principalmente por questão de infraestrutura foram limpos nesse início de gestão, como os canais da Anízio Azevedo, Airton Teles e médici. Em menos de 6 meses de gestão, já foram retiradas mais de 5.000 toneladas de material dos canais.

TODOS os canais apontados em relatório oficial da defesa civil como necessidade máxima para limpeza, foram 100% limpos e atendidos, acompanhados pelos mesmos, não ficando nenhuma pendência. Os principais canais dessa lista eram justamente da zona de expansão e da zona norte.

Apesar da desobstrução de bocas de lobo e rede de drenagem serem serviços da EMURB, a Emsurb em seus mutirões e planejamento anteriores as previsões de chuvas mais fortes, está realizando a limpeza das bocas de lobos em regiões consideradas críticas, para minimizar os danos.

O conjunto lourival Batista que era sempre um dos mais fáceis de alagamento, está suportando as chuvas até o momento. Fruto das 2 limpezas do canal do conjunto só esse ano, e da limpeza dos canais que que interligam e deságuam o mesmo, como canal do Salatiel , Santa gleide e riacho do cabral.

Lembrando ainda que a defesa civil municipal só acionou a Emsurb em 1 ocasião nesses dias chuvosos, não por abertura de valas ou limpeza de canal por alguma emergência, mas sim por conta de queda de árvores. O que mostra que as canais estão ou estão sendo limpas com frequência.

Publicar comentário