Três casos de leptospirose foram registrados em Aracaju, informa a SMS

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) confirmou a informação de que três casos de leptospirose foram registrados em Aracaju desde janeiro deste ano.

A SMS infoumou ainda que realizou na terça-feira (06), uma ação emergencial no bairro Industrial para conter focos da doença.

O supervisor de endemias Equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), José Bomfim, informou que após a notificação de casos da doença, uma equipe é enviada à residência da pessoa contaminada e também são realizadas visitas em residências ao entorno. “O objetivo é identificar focos de roedores, e aplicar produtos para eliminação de ratos e distribuir material informativo. “A leptospira está na urina do rato e o simples contato com áreas contaminadas pode levar à infecção”, alertou.

Durante a inspeção, foram encontrados ratos doentes e tocas em quintais e terrenos livres. O agente de combate a endemias Elielson Lima reforçou que o descarte irregular de lixo e a má conservação dos ambientes favorecem a proliferação dos roedores.

Foto: SMS

Publicar comentário